Menu

Aqui tem uma série de perguntas que o Rio Eu Amo Eu Cuido mais recebe. Por isso, criamos essa parte para já responder mais facilmente a você que tem uma dúvida. Mas não se preocupa, se o que você quer saber não está aqui, é só mandar uma mensagem para o Rio Eu Amo Eu Cuido, clicando em Contato.

O que é o Rio Eu Amo Eu Cuido?

O Rio Eu Amo Eu Cuido é um movimento feito de carioca para carioca que quer empoderar o cidadão através de pequenas atitudes do dia-dia que estão ao alcance de todos. Através de ações e campanhas, com três áreas de atuação – limpeza urbana, comportamento no deslocamento e conservação do espaço público –, o movimento se articula para impactar no comportamento das pessoas em relação à cidade.

O Rio Eu Amo Eu Cuido é da Prefeitura?

Não. O Rio Eu Amo Eu Cuido é um movimento independente e apartidário cujo caráter institucional está no Move Rio (ver item “O que é o Move Rio?”), uma Associação Civil Sem Fins Lucrativos. A Prefeitura como órgão público municipal de maior regência sobre a cidade é parceira do movimento entendendo as ações, autorizando-as e dando suporte técnicos no que for necessário.

O que é o Move Rio?

O Move Rio é uma Organização Não-Governamental (ONG) feita por profissionais de diferentes áreas interessados nas transformações sociais. Não possui fins lucrativos nem viés político e não pretende criar mais um projeto de assistência na cidade. O Move Rio tem como propósito motivar pessoas e impulsionar projetos de valor para promover o desenvolvimento do Rio de Janeiro.

Como posso fazer para participar?

Mais fácil, impossível! Há várias formas e maneiras de participar, vamos lá: pra começar, se você é praticante dessas atitudes no seu dia-dia e se enxerga como parte fundamental da dinâmica da cidade, sinta-se dentro do movimento, você já é um agente multiplicador da corrente do amor e do cuidado. Quer fazer mais? Ok! Curte nossa página no Facebook, fique por dentro das próximas ações e seja um voluntário, tem sempre uma praça sendo revitalizada ou algum muro que precisa de arte, você pode ajudar a transformar esses cenários. Ah! Você é daqueles que acredita na causa do movimento e quer colaborar pra torná-la ainda mais forte? Então doe! O Rio Eu Amo Eu Cuido precisa de pessoas como você, que são essenciais para continuar a realizar o seu propósito (leia o item “Como posso fazer para doar diretamente pro movimento?” abaixo). Se você é do tipo pró-ativo e tem uma ideia que quer fazer acontecer, pode também criar e inscrever uma ação na nossa plataforma colaborativa. Gostou? Saiba mais em “Como funciona a plataforma de crowdfunding?” abaixo.

Como posso fazer para doar diretamente pro movimento?

O Rio Eu Amo Eu Cuido sabe que esse assunto é delicado e desenvolveu algumas alternativas para facilitar e incentivar esse ato:

  1. Aportes únicos online: qualquer quantia é bem vinda!, MAS a partir de R$35 você ganha em agradecimento uma camisa do Rio Eu Amo Eu Cuido (aí viu vantagem, né?)! Pra escolher qual modelo de presente você quer, entre aqui*!
  2. Doações recorrentes: todo mês uma contribuição pro Rio Eu Amo Eu Cuido será creditada no seu cartão via sistema PagSeguro. Se interessou? Então clica aqui!
  3. Aportes únicos offline: você é tradicionalzão, mas quer doar de qualquer jeito? Tudo bem! Basta depositar na conta abaixo:

 

Razão Social: Move Rio
Itaú (341)
Agência: 0726
C/C: 64794-4
CNPJ: 10.484.636/0001-00

*Para realizar o aporte visando a camisa é necessário ter uma conta no Facebook.

 

Como faço para apoiar financeiramente e receber uma camisa se não tenho conta no facebook?

Simples! Entre em contato por email no endereço queroajudar@rioeuamoeucuido.com.br e diga qual modelo e tamanho está interessado. Informaremos as opções e uma vez feita a doação na conta indicada abaixo, o movimento enviará a camisa para o endereço fornecido. IMPORTANTE: não pode esquecer de mandar o comprovante da transação por email!

 

Razão Social: Move Rio
Itaú (341)
Agência: 0726
C/C: 64794-4
CNPJ: 10.484.636/0001-00

Se sou um doador recorrente, também ganho camisa?

Não é o caso. A intenção de ser um doador recorrente vai além do presente de retribuição. O Rio Eu Amo Eu Cuido incentiva a cultura de doação e acredita que pessoas aderem à causas por confiarem na transformação que ela é capaz de gerar na sociedade.

Como faço para ganhar um adesivo do Rio Eu Amo Eu Cuido?

Muito simples: é só pedir! Mandando um e-mail para queroajudar@rioeuamoeucuido.com.br com o seu endereço completo e assunto “Adesivo”, enviamos o seu adesivo pelos correios. Mas ó, o adesivo não é só para enfeitar não, hein! Ao colar no carro ou bicicleta ou skate você está assumindo o compromisso de ser um motorista ou ciclista ou skatista exemplar, que inspira os outros a fazerem o certo, como: deixar os cruzamentos livres, dar passagem, não pedalar na contra-mão, respeitar o sinal vermelho e a faixa de pedestre,…enfim, atitudes gentis e certas que contribuem para a melhor dinâmica do deslocamento na nossa cidade.

Como faço para ganhar um porta-guimba do Rio Eu Amo Eu Cuido?

Simples igual ao adesivo! Fuma ou conhece alguém que fuma? Então manda um e-mail para queroajudar@rioeuamoeucuido.com.br com o seu endereço completo e assunto “Porta-Guimba”.

Como faço para falar com o Rio Eu Amo Eu Cuido diretamente?

O que o Rio Eu Amo Eu Cuido quer é ouvir você, por isso temos VÁRIAS maneiras. Clicando em “Contato” no topo ou lá embaixo na página, escrevendo um e-mail para queroajudar@rioeuamoeucuido.com.br ou por mensagem no Facebook do Rio Eu Amo Eu Cuido. Mantemos um canal aberto e ativo com as pessoas que procuram o movimento. Mas você prefere falar ao vivo? Tudo bem! Liga no número (21) 3594-1044.

Como funciona a plataforma de crowdfunding?

Parece assustador, mas não é não. O Rio Eu Amo Eu Cuido criou essa nova plataforma justamente para que mais pessoas possam botar a mão na massa pela cidade sem depender exclusivamente de ações próprias do movimento. O objetivo é criar um lugar (virtual) no qual pessoas com ideias de transformação pública para cidade encontrem outras pessoas dispostas a contribuir financeiramente para tirar essas ideias do papel. Em resumo: uma plataforma que junta pessoas e ideias de impacto positivo para serem executadas em prol da cidade.

O crowdfunding funciona da seguinte maneira: primeiramente você irá submeter o seu projeto na aba “Crie sua ação” para que a equipe do movimento possa analisar se encaixa dentro dos regulamentos e pré-requisitos necessários. (Por isso, antes de tudo, leia os Termos de Uso direitinho para evitar qualquer contratempo!).

Uma vez aprovada, sua ação estará disponível no site do Rio Eu Amo Eu Cuido junto a outros projetos para que possam ser financiados. Ou seja, a sua proposta deverá conter um valor determinado e um período, atribuído por você, para ser alcançado dentro do prazo de 90 dias. Qualquer pessoa poderá contribuir, escolhendo a quantia a ser doada, até que a soma de todas as doações alcance o total do que você tinha estabelecido como meta.

No momento que for alcançado 100% do valor da proposta, o Rio Eu Amo Eu Cuido fará o repasse desse dinheiro para a conta da pessoa que se cadastrou e inscreveu o projeto. É FUNDAMENTAL que a pessoa guarde todos os comprovantes de transações e gastos, além de recibos que mostrem como e em que o dinheiro foi gasto para a prestação de contas ao final da ação.

Registro também é super importante! Tire muitas fotos para ilustrar o antes e depois do seu projeto e para que todos vejam o impacto da sua ação. Afinal, você é um agente multiplicador de transformação na cidade, todo incentivo que possa dar aos demais é necessário!

Lembrando que a plataforma de crowdfunding não é um concurso de melhores ideias. O que o Rio Eu Amo Eu Cuido propõem é uma maneira de pensar e fazer cidade, com mudanças reais, trazendo pra gente, os cidadãos, maior poder de atuação e a responsabilidade sobre o Rio. Assim, o que é essencial é a vontade de querer transformar um cantinho da nossa cidade, MAS doses de criatividades e boas ideias são sempre bem-vindas!

Clique em “Como Faz” que lá tem o passo-a-passo direitinho para você inscrever a sua ação.

Pronto! É isso! Se ainda ficou alguma dúvida, aconselhamos ler os Termos de Uso clicando aqui ou, se preferir, mande um e-mail para queroajudar@rioeuamoeucuido.com.br, que respondemos rapidinho!

Como faço para doar para um projeto do crowdfunding?

EBA! Que bom que você quer ajudar! Vamos lá: você pode clicar aqui para ver todos os projetos que estão ativos, ou seja, ainda não atingiram a meta pedida e estão esperando a sua doação para acontecerem. Agora é só escolher o(s) que você mais gostou e efetuar a sua contribuição.

Aí, depois de doar, que tal mostrar o(s) projeto(s) escolhido(s) para sua galera para eles doarem também? É uma forma de aumentamos as chances de realizá-los!

Se ainda ficou alguma dúvida, leia o “Como Faz” que lá também explica como apoiar um projeto.

Se o projeto que eu escolhi não atingir a meta, o que acontece?

Se, mesmo não atingindo 100% da meta, o proponente da ação conseguir fazer a ação com o dinheiro arrecadado, a sua doação será debitada e os valores serão repassados para ela acontecer.

Caso o valor não seja suficiente, as doações serão estornadas para os apoiadores, pessoas que fizeram uma doação para uma ação.

Como faço para inscrever um projeto?

Simples! Acesse “Como Faz” que lá tem o passo-a-passo.

Se meu projeto for aprovado, o que devo fazer?

Uma vez aprovada, sua ação estará disponível no site do Rio Eu Amo Eu Cuido junto a outros projetos para que possam ser financiados. Ou seja, a sua proposta deverá conter um valor determinado e um período, atribuído por você, para ser alcançado dentro do prazo de 90 dias. Qualquer pessoa poderá contribuir, escolhendo a quantia a ser doada, até que a soma de todas as doações alcance o total do que você tinha estabelecido como meta.

É MUITO importante ficar de olho na sua “vaquinha” virtual. Em outras palavras, acompanhar o financiamento coletivo do seu projeto ganhar cada vez mais adeptos e doações. Ah!, conte para família, amigos e conhecidos! FAÇA BARULHO: mande email, telefone, mensagem, poste nas suas redes sociais e convoque todo mundo para ajudar nessa etapa de arrecadação! Seu empenho nessa fase será determinante pra conseguir alcançar a meta pedida.

Como eu recebo o valor arrecadado?

Assim que alcançar o total da meta, o Rio Eu Amo Eu Cuido irá fazer o repasse desse dinheiro para a conta da pessoa que se cadastrou e inscreveu o projeto. O repasse acontece de forma gradual conforme o cronograma estabelecido por você para custear a ação.

É FUNDAMENTAL que seja guardado todos os comprovantes de transações e gastos, além de recibos que mostrem como e em que o dinheiro foi gasto para a prestação de contas ao final da ação.

Como faço para prestar contas?

Tenha em mente o cronograma e o orçamento que você nos apresentou: para cada item e etapa que tenha sido feito aporte financeiro, tenha uma comprovante, seja nota fiscal, recibo, foto ou vídeo que assegure o uso do dinheiro repassado. É importante  você ler atentamente o item 4 dos Termos de Uso para não ficar qualquer mal-entendido em relação a esse ponto.

  TOPO